Jornalista Luiz Cabrine / Valor Comunica
JANAÚBA – O portal Valor Comunica presta mais um serviço à sociedade, ao entrevistar a Psicóloga Clínica, Jacqueline de Araújo Braga, formada pela Faculdade de Ciência e Tecnologia de Janaúba (FACITEC). Ela destaca a crescente demanda por profissionais de psicologia no mercado diante do aumento expressivo de doenças emocionais entre as pessoas, uma vez que a população necessita de suporte especializado para lidar com questões psicológicas cada vez mais complexas e presentes no cotidiano.
Doenças psicológicas no Brasil
CNN Brasil (2023) – Os números de 26,8% da população com ansiedade e 12,7% com depressão vêm de um estudo realizado pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e publicado na CNN Brasil.
Ipsos (2023) – Outra pesquisa, realizada pela Ipsos, indicou que 45% dos entrevistados sofrem de ansiedade e 19% de depressão. Os dados fazem parte do levantamento global “Calendário da Saúde 2024”, que analisou a percepção da população sobre sua saúde mental.
De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil é de aproximadamente 15,5%. Estudos indicam que até 20% das mulheres e 12% dos homens podem ser afetados por essa condição em algum momento de suas vidas. 
Em relação à ansiedade, o Brasil foi considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o país com a maior taxa de transtornos de ansiedade do mundo. Estima-se que até 10% da população brasileira possa sofrer de algum transtorno ansioso em algum momento da vida. As informações têm como fonte: Gov.br e Saúde.ce.gov.br.
Além disso, a síndrome de Burnout, caracterizada pelo esgotamento profissional, também afeta uma importante parcela dos trabalhadores brasileiros, indicando um cenário de preocupação para a saúde mental da população.

durante entrevista ao Portal Valor Comunica Mais, no Stúdio Victor Pimentel.





Redes sociais e o adoecimento psicológico
Segundo a psicóloga, o impacto das redes sociais na vida das pessoas, especialmente entre crianças e adolescentes, é um fator preocupante. O uso excessivo de celulares tem contribuído para o adoecimento psicológico, afetando o desenvolvimento emocional dos jovens. Jacqueline alerta os pais sobre a importância de se buscar alternativas, incentivando os filhos a praticarem atividades ao ar livre, brincadeiras e momentos recreativos longe das telas.
Traumas e seus impactos na vida adulta
Outro ponto abordado na entrevista foi a origem de traumas psicológicos, que, segundo a psicóloga, muitas vezes têm início na infância, refletindo os modelos parentais vivenciados. “Quando não tratados corretamente, por profissionais especializados esses traumas podem reverberar ao longo da vida, afetando os relacionamentos afetivos e interpessoais e o equilíbrio emocional na fase adulta”. pontua ela.
Relacionamentos abusivos
A psicóloga ainda tratou sobre as formas de violência que tornam relacionamentos afetivos em abusivos, quando provocam dores na mulher, a exemplo de doenças emocionais. Isto ocorre quando há violência doméstica, mas nem sempre com agressões físicas.
A violência doméstica pode se apresentar na forma de violência psicológica, financeira, moral, violência digital – quando a vítima tem sua imagem exposta nas redes sociais.
Resumindo, a profissional explica que o relacionamento abusivo é um processo de desvalorização da mulher, que não encontra no seu parceiro, companheiro, namorado ou cônjuge a devida proteção, apoio e o respeito dentro do relacionamento. Por isso, ela orienta mulheres que vivem com essa dor, a procurar ajuda para solucionar situações do tipo.
Violência psicológica contra homens
A psicóloga também trouxe um tema pouco discutido: a violência psicológica sofrida por homens dentro do próprio lar. Assim como as mulheres, muitos homens são vítimas desse tipo de abuso, mas permanecem calados, sem buscar ajuda profissional. Eles também devem buscar ajuda profissional para ajustar o relacionamento.
A importância do psicólogo na sociedade
Apaixonada pela psicologia desde os 15 anos, Jacqueline enfatizou a relevância do trabalho do psicólogo para a sociedade e reforçou a necessidade de uma valorização ainda maior da profissão que se torna cada dia mais essencial.
Em sua mensagem final, a psicóloga fez um alerta à população: ao perceber sintomas de ansiedade, depressão ou traumas, é fundamental procurar um profissional da área para receber o suporte adequado para viver com qualidade de vida.
Confira mais cortes dos melhores momentos do vídeo da entrevista, no Instagram da entrevistada: @psijaquearaujobraga.