Estamos enfrentando fortes ondas de calor em todo o território nacional. Foi pensando especialmente nos cuidados que devem ser dispensados aos nossos idosos e crianças que resolvi fazer este artigo, a fim de orientar melhor as pessoas nesse sentido.
Idosos são os mais afetados por essa alteração climática, e por já não gostarem muito de beber água acabam se desidratando de maneira intensa chegando inclusive ao óbito por conta disso. Uma forma de mantê-los bem hidratados é preparar GELATINA de diversos sabores e oferecer-lhes várias vezes ao dia. Um grave problema para crianças de colo e idosos com graves comorbidades neste período é o ENGASGAMENTO ou BRONCOASPIRAÇÃO que pode provocar casos de PNEUMONIAS especialmente em idosos levando ao óbito.
A fim de se evitar que isso aconteça, EVITE ALIMENTAR OU DAR BEBIDAS aos idosos e bebês quando estes estiverem DEITADOS. Nunca faça isso! O correto é SEMPRE ALIMENTÁ-LOS SENTADOS. De preferência levemente inclinados para a frente.
O uso de um ESPESSANTE ALIMENTAR (comprados em qualquer farmácia) diluídos em líquidos e/ou comidas para evitar assim a BRONCOASPIRAÇÃO. CHÁS GELADOS como camomila, erva-cidreira entre outros, adoçados com MEL ou adoçante 100% ESTÉVIA, além de hidratar produz um relaxamento e ação calmante que irá ajudar em muito diante da irritabilidade provocada pelas altas temperaturas.
Frutas frescas, barrinhas de cereais também são muito indicadas nesse período onde devido ao forte calor o apetite de muitos acabam se exaurindo. A ingestão de ÁGUA entre 2 a 4 litros diários é o mais indicado para todos. Evitem realizar atividades físicas pesadas durante esse período, optando mais pelo YOGA, ALONGAMENTO e TAI CHI CHUAN, pois atuam como equilibradores psicoemocionais.
Espero ter ajudado com essas dicas da Medicina Ortomolecular e se você quiser agendar uma avaliação Ortomolecular chame-nos pelo whatsApp: (38) 9 8821-5621 de segunda a sexta em horário comercial.
Dr. Leonardo Campos – Naturopata Ortomolecular – CRTH-BR 3667 / ABRATH.
Dr. Leonardo Campos – Naturopata Ortomolecular.