Compartilhe o Valor Comunica

Edit Template
Anúncio

OPORTUNIDADE: IFNMG PUBLICA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA; HÁ VAGAS EM JANAÚBA

O Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais (IFNMG) publicou na terça-feira, 21 de maio, edital para seleção de quilombolas que desejam fazer curso de graduação em Licenciatura em Educação Escolar Quilombola. O curso faz parte do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR EQUIDADE, da CAPES. Os estudantes quilombolas selecionados receberão bolsa de estudos de R$ 700 mensais durante os 4 anos do curso.

O curso será ofertado pelos Campus IFNMG Janaúba e, em Januária, de forma presencial na modalidade de alternância no período noturno. Em Janaúba, 15 vagas são para profissionais que atuam nas escolas quilombolas e 15 vagas para as comunidades remanescentes de quilombo de Janaúba e região. Em Januária, todas as 30 vagas são para os quilombolas.

Inscrições

Conforme o edital, as inscrições podem ser realizadas no período de 27 de maio a 21 de junho de 2024, mediante preenchimento do formulário eletrônico disponível neste link, incluindo o envio dos documentos comprobatórios. Para se inscrever é necessário ter concluído o ensino médio e ter o currículo cadastrado na Plataforma Freire.

A seleção será feita por meio da análise de uma carta de intenção e da análise de experiências na educação, educação escolar quilombola, nas ações comunitárias, no movimento quilombola e na luta por direitos.

Educação Quilombola

A educação quilombola é uma modalidade de ensino que segue as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola e orienta como deve ser regulada a educação nas escolas localizadas dentro dos quilombos e as escolas que recebem alunos/as quilombolas.

O curso de Licenciatura tem objetivo de fortalecer e melhorar a educação básica ofertada nas comunidades quilombolas, contribuindo com uma educação que se fundamente na vida e no trabalho da própria comunidade.

Para o professor e ativista do movimento negro em Janaúba, Maurício Marques, um dos fundadores da Associação Bem Viver, do distrito de Vila Nova dos Poções, o curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola é uma conquista histórica e só reforça o processo de valorização e relevância social do negro, especialmente no ambiente escolar. 

Quanto ao edital do processo seletivo, todos os documentos relativos a ele estão neste link, é só acessar. 

Foto IFNMG: Nova sede Campus Janaúba com mais espaço; capacidade para mais alunos.
Foto IFNMG: Campus Janaúba mostrado por meio de foto aérea.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio

Outras Notícias

Fique informado com o Valor Comunica

Anúncio
////// Ads

Receba notícias direto no seu email

Comunicação e informação que constrói valor para você.

Compartilhe o Valor Comunica

WhatsApp
Pinterest
Facebook
Telegram

2023 © Todos os direitos reservados.