Compartilhe o Valor Comunica

Edit Template
Anúncio

CULTURA: FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM LAGOA GRANDE CELEBRA TRADIÇÃO E CULTURA POPULAR

No encerramento do evento religioso, a animação foi do grupo ‘Homens que cantam’ e Foliões de Nossa Senhora Aparecida.

Por Luiz Cabrine, Valor Comunica.

JANAÚBA – No último dia 11 de outubro, a tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida da Comunidade de Lagoa Grande encerrou-se com muita devoção e alegria. Realizada na própria Igreja de Nossa Senhora Aparecida, a celebração da Santa Missa ficou por conta de Brant Paulo Henrique, foi animada pelo grupo ‘Homens que cantam’, do bairro Veredas, e ainda contou com o emocionante levantamento da Bandeira.

Um dos pontos altos da festa foi a participação do animado Grupo de Foliões de Nossa Senhora Aparecida, liderado por Antônio Batista da Silva, também conhecido como Antônio Madeirão. Há 36 anos, ele lidera esse grupo que se apresenta tanto nas casas dos moradores da comunidade quanto em eventos religiosos, trazendo alegria e mantendo viva a tradição cultural.

Antônio expressa sua felicidade em estar à frente da Folia de Santo Reis e, ao mesmo tempo, espera que os mais jovens também se envolvam e deem continuidade a essa importante tradição cultural. A filha de Antônio, Eliene da Silva, atua como a porta-bandeira do grupo, mostrando que a família está comprometida em manter viva essa festividade.

Apesar de ter um papel significativo na história e no calendário cultural da comunidade de Lagoa Grande, o Grupo de Foliões de Nossa Senhora Aparecida necessita de apoio para continuar promovendo a alegria e preservando as tradições. É por meio desses grupos e festividades que a cultura popular se mantém viva, enriquecendo a identidade local e do município, proporcionando momentos de união e fé.

A festa de Nossa Senhora Aparecida em Lagoa Grande é um momento especial em que os moradores se reúnem para celebrar a padroeira com devoção e alegria. Além da importância religiosa, ela desempenha um papel fundamental na preservação da cultura popular, mantendo vivas as tradições e fortalecendo os laços comunitários.

A participação do Grupo de Foliões de Nossa Senhora Aparecida, liderado por Antônio Madeirão, acrescenta animação e entusiasmo à celebração. Com 36 anos de existência, o grupo tem se dedicado a levar alegria às casas dos moradores da comunidade e em eventos religiosos, representando uma parte essencial da identidade cultural local.

No entanto, para que essa tradição continue sendo perpetuada, é fundamental que o Grupo de Foliões de Nossa Senhora Aparecida receba apoio e reconhecimento. Com o apoio da comunidade e instituições locais, esse e outros grupos culturais têm a oportunidade de continuar preservando as festividades tradicionais e contribuindo para o calendário cultural na região.

É necessário valorizar e incentivar o trabalho de grupos culturais, como o de Antônio Madeirão, para que possam crescer e se desenvolver, garantindo a preservação das tradições e o fortalecimento da identidade cultural da comunidade de Lagoa Grande. Nessa linha, o gorutubano e agente público aposentado, Maurício Marques, não mede esforços no sentido de apoiar e incentivar a cultura local, principalmente a de seu berço, que é a comunidade de Lagoa Grande. O líder dos foliões, Antônio Madeirão, fez questão enaltecer o papel de Marques diante da comunidade, afirmando que ele é seu braço direito no projeto. Ele falou ao Portal Valor Comunica.

Foliões de Nossa Senhora Aparecida

O grupo é formado pelas seguintes pessoas: Antônio Batista, José Ramos, Eliene da Silva, Deusdete, Vanei, Verônico, Ademar, Alcino, Albino, Valdomiro, Osvaldo, Roberto, Neco, Marcelo, Fernando e Davi, folião, de apenas 10 anos, que segue a tradição dos veteranos.

A Festa de Nossa Senhora Aparecida em Lagoa Grande é um momento de renovação da fé e culto à padroeira, mas também é uma oportunidade ímpar de celebrar a cultura popular e a união da comunidade. O apoio contínuo a esses grupos é essencial para manter viva essa expressão cultural única e valorizar a história da comunidade.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio

Outras Notícias

Fique informado com o Valor Comunica

Anúncio
////// Ads

Receba notícias direto no seu email

Comunicação e informação que constrói valor para você.

Compartilhe o Valor Comunica

WhatsApp
Pinterest
Facebook
Telegram

2023 © Todos os direitos reservados.