Luiz Cabrine / Valor Comunica, Janaúba-MG.
NOVA PORTEIRINHA – A cidade de Nova Porteirinha, localizada no Norte de Minas Gerais, brilha com a esperança renovada através da próxima gestão da prefeita eleita, Elbe Brandão. Em um movimento estratégico e visionário, Elbe se articula com lideranças mineiras e de Brasília, incluindo órgãos públicos, parlamentares e governos, visando transformar o município em uma cidade do futuro.
Uma das lideranças, com qual Elbe se reuniu, recentemente, é o Reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Professor Wagner de Paulo Santiago. O objetivo, segundo ela, foi solidificar uma parceria que promete transformar o município em um polo de inovação, pesquisa e sustentabilidade.
Parceria que transforma
Em suas palavras, a prefeita eleita destacou a importância desse alinhamento: “Hoje celebramos um marco importante para Nova Porteirinha: a consolidação de uma parceria com a Unimontes para a elaboração de projetos inovadores e a busca de recursos que irão revolucionar nosso município.”, pontua. A reunião foi no último dia 21 de novembro e pautada por diversas iniciativas sustentáveis, que possuem o potencial de elevar a qualidade de vida dos cidadãos e fomentar o desenvolvimento econômico local.
Sustentabilidade em foco
Entre os projetos discutidos estão a implantação de uma usina fotovoltaica verticalizada, uma proposta que não apenas visa a produção de energia limpa, mas também se alinha à necessidade global de fontes sustentáveis. A troca da frota municipal por veículos híbridos e a construção de edificações sustentáveis foram outras pautas importantes da reunião com o vice- Reitor, Dalton Rocha, que visam subsidiar um futuro mais verde para Nova Porteirinha.
Inovação e pesquisa
A parceria se estende também à pesquisa em energias renováveis e tecnologias sustentáveis. “Com essa parceria, Nova Porteirinha se torna referência em desenvolvimento e inovação, caminhando para um futuro de oportunidades e progresso”, afirmou Elbe Brandão, evidenciando sua visão de longo prazo para a cidade. O objetivo da prefeita eleita é colocar Nova Porteirinha no mapa das inovações tecnológicas e das práticas sustentáveis, atraindo assim investidores e recursos para o município.
Território de inovação e pesquisa
Além de contar com a colaboração da Unimontes, Elbe Brandão também tem se empenhado em articular parcerias com diversas instituições relevantes, incluindo a Codevasf, Epamig e o Instituto Federal de Educação, bem como com a UFVJM (Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), entre outras instituições públicas e privadas.
Essa rede de apoio que Elbe constrói antes mesmo de assumir a gestão municipal é reflexo do compromisso de dela, em transformar Nova Porteirinha em uma cidade promissora e futurista, ressaltando a importância da educação e da ciência no desenvolvimento do município e de sua população.
Califórnia brasileira
A articulação política de Elbe Brandão revela um olhar atento para as necessidades de sua cidade e a capacidade de estabelecer parcerias que têm o potencial de gerar resultados significativos. A combinação de inovações tecnológicas, pesquisa e sustentabilidade não apenas posiciona Nova Porteirinha como uma cidade do futuro, mas também prepara o município para se tornar a Califórnia Brasileira, um sonho do seu saudoso pai, o visionário Edilson Brandão, que sempre sonhou com uma cidade desenvolvida e promissora para o seu povo.
Com uma liderança comprometida e iniciativas promissoras em andamento, o futuro desta cidade liderado por Elbe Brandão, parece mais tangível que nunca. A transformação começa agora, e a parceria com a Unimontes e outras instituições, parlamentares e governos poderá ser o catalisador de um novo capítulo na história de Nova Porteirinha.
Transição
Para comandar o processo de transição de seu governo, Elbe delegou esta tarefa importante ao seu vice-prefeito, Dácio Silveira, uma pessoa mais que qualificada para tal função, entre tantas outras.
A transição é o momento que antecede a gestão, pois permite que a prefeita eleita tenha informações sobre as contas da administração municipal por meio de sua equipe de trabalho.