Compartilhe o Valor Comunica

Edit Template
Anúncio

PRESIDENTE DA CONAF RECONHECE A IMPORTÂNCIA DA EXPANSÃO DO ORÇAMENTO DO PLANO SAFRA 2023/2024, MAS ESPERA QUE CRÉDITO CHEGUE DE FATO, ÀS MÃOS DOS AGRICULTORES FAMILIARES

Por: Luiz Cabrine, portal Valor Comunica

Foto arquivo pessoal: Gedir Santos, Presidente da CONAF, otimista com o novo Plano Safra do Governo Federal / 2022/2023.

BRASÍLIA – O lançamento do Plano Safra 2023/2024 lançado no último dia 27 de junho, pelo presidente Lula tem gerado grande expectativa para o setor agrícola do país. Com a promessa de recursos ampliados, os agricultores têm a esperança de investir em suas plantações e impulsionar o desenvolvimento do campo. No entanto, o presidente da Confederação Nacional da Agricultura Familiar (CONAF), Gedir Santos Ferreira, ressalta a importância da ampliação do orçamento do Plano Safra, no entanto, espera que esse crédito chegue de fato às mãos dos agricultores familiares.

Para Gedir, a ampliação dos recursos do Plano Safra que superaram os R$ 364 bilhões, é um passo fundamental para fortalecer o setor agrícola e, principalmente a agricultura familiar, que é responsável por grande parte da produção de alimentos do país. No entanto, ele ressalta a necessidade de vontade política rigorosa para que o dinheiro chegue realmente aos agricultores que mais precisam.

“É preciso fiscalizar o crédito, garantir que ele não seja desviado ou mal utilizado, mas ao mesmo tempo não podemos burocratizar tanto o acesso ao ponto de dificultar a vida do pequeno produtor. É necessário criar meios para que o crédito chegue de forma ágil e descomplicada às mãos daqueles que realmente necessitam”, destaca Gedir.

Além disso, o presidente da CONAF ressalta a importância de fortalecer e incentivar o uso de tecnologia e políticas públicas de empreendedorismo rural voltadas para a agricultura familiar. Segundo ele, é fundamental evitar o êxodo rural e garantir que os pequenos produtores tenham condições de crescer e se desenvolver em suas comunidades.

“Estamos abertos a parceria com os governos municipais, estaduais e federal, bem como os sindicatos que representam a categoria, para que possamos levar mais conhecimento, tecnologia e oportunidades aos agricultores familiares, em especial os jovens rurais. É fundamental que todos trabalhem juntos para fortalecer esse setor tão importante para o país”, ressalta Gedir.

“Dessa forma, o lançamento do Plano Safra 2023/2024 representa não apenas a expansão dos recursos para o setor agrícola e agricultura familiar, mas também a necessidade de garantir que esse crédito chegue de fato aos pequenos produtores. Para tanto, vamos criar uma articulação com os governos, sindicatos, profissionais liberais visando incentivar   a promoção do desenvolvimento tecnológico e sustentável no campo”, acrescenta.

Foto CONAF: Presidente da CONAF, Gedir Santos, que vê com bons olhos o novo Plano Safra do Governo Federal, lançado dia 27 de junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio

Outras Notícias

Fique informado com o Valor Comunica

Anúncio
////// Ads

Receba notícias direto no seu email

Comunicação e informação que constrói valor para você.

Compartilhe o Valor Comunica

WhatsApp
Pinterest
Facebook
Telegram

2023 © Todos os direitos reservados.