Valor Comunica / Luiz Cabrine.
JANAÚBA – O Bairro Nova Esperança, localizado nas proximidades da região central da cidade de Janaúba, é um dos mais importantes, e formado por gente trabalhadora e ordeira. Entre os moradores, está o aposentado Humberto Geraldo Bispo, mais conhecido como Beto Ferroviário, que reside na rua Porteirinha, uma importante via pública, à margem esquerda da linha férrea, sentido centro.
Em razão de moradores utilizarem essa rua para praticar caminhada, surgiu há algum tempo, reivindicação de cidadãos visando a construção de uma pista de caminhada no local.
Saúde e qualidade de vida
Beto Ferroviário, explica que a exemplo dele próprio, outras pessoas também do bairro, principalmente idosos, encontram na caminhada uma maneira de se manterem ativos e com mais saúde e qualidade de vida.
Como amante da caminhada, Beto faz uso da rua Porteirinha para sua atividade física diária. Entretanto, Beto revela que eles enfrentam dificuldades, “pois não é uma pista específica para essa atividade, os pedestres dividem espaço com os veículos, o que gera insegurança e aumenta o risco de acidentes”, pontua.
A rua Porteirinha é frequentada por várias pessoas do Bairro Nova Esperança, que a utilizam para caminhadas. Sem uma pista específica para essa atividade, os pedestres dividem espaço com os veículos, o que gera insegurança e aumenta o risco de acidentes.
Diante dessa situação, Beto Ferroviário e outros moradores querem a construção de uma pista de caminhada ao longo da rua Porteirinha, por parte da Prefeitura.
Estilo de vida saudável
A pista, além de tornar o espaço, um local seguro para a prática da referida atividade física, trará outros benefícios para os moradores. Uma pista adequada ajudaria a promover um estilo de vida saudável para os moradores, incentivando-os a se exercitar regularmente e trazendo ganhos para a saúde física e mental. Ainda representaria impactos positivos para a valorização imobiliária daquela região.