VALOR COMUNICA / Luiz Cabrine.
JANAÚBA – A FACITEC (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Janaúba) abriu suas portas ‘Pro bem digital’ e está possibilitando um universo de oportunidade a adolescentes e jovens de Janaúba de 15 a 25 anos. A partir dessa ação, a instituição deixa claro seu compromisso social com a comunidade janaubense. Assim, contribui para encurtar a distância entre esses públicos, e o mercado de trabalho, cada dia mais competitivo, na busca por profissionais qualificados.
O projeto social digital Pro bem, é uma iniciativa do jornalista, Luiz Carlos Cabrine, e conta com a parceria da própria Facitec, das escolas Estaduais, Canafístula, José Gorutuba e Maurício Augusto de Azevedo e de um time de multiprofissionais das áreas do marketing digital, da inteligência artificial, administração de empresas, Direito, Neurociência, Terapia Holística, desenvolvimento web, web design, audiovisual, aplicativos, gestão e criação de marcas (pessoal e empresarial), entre outras.
Lançamento
O lançamento do Pro bem digital aconteceu, mês passado, na Facitec, com a presença de representantes da sociedade civil organizada, entre eles, alunos e a Vice-Diretora da Escola de Canafístula, Márcia Maria de Jesus, a Vice-Prefeita de Janaúba, Maria Aparecida; Defensora Pública, Dra. Claudijane Santos Gomes, Coordenadora da Defensoria Pública janaubense, Jussara Dias, representante da FACITEC, o então Presidente da ACIJAN, Arlen Ruas, Presidentes da CONAF e SAFER, Gedir Santos Ferreira e Sônia José.
Ainda prestigiaram a cerimônia de lançamento, os Secretários Nacionais da CONAF, Brunno Souto (Educação) e Ilma Queiroz (Cultura), além do empresário e produtor rural, Gabriel Falconi, entre outros.
Time Pro bem
Para que o projeto pudesse se tornar realidade, um time de profissionais do bem se juntou ao idealizador do Pro bem digital, o jornalista Luiz Cabrine. Confira a relação de cada um deles e a disciplina que irá entregar:
Armênio Pereira, Jornalista e Gestor de marcas. Ele irá atuar na entrega de conhecimento, que terá como base, o Branding, a construção e gestão de marcas; Jonas Marques Lima (Desenvolvimento Web, Design e ferramentas da Inteligência Artificial (IA); Marcelo Henrique Farias (Desenvolvimento de Aplicativos); Marques Thiers (Captura e Edição de Vídeos); Walcir Fonseca, Engenheiro Agrônomo (Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Sustentabilidade); Professor, Robson Ferreira Matos (Empreendedorismo e Gestão de Empresas); Nilson Abreu, advogado e empresário do bairro Boa Vista, com atuação em todo o estado de Minas Gerais (Empreendedorismo e Oportunidades Inovadoras); Claudijane Santos Gomes, Defensora Pública (Introdução ao Direito e Cidadania); Flávia Soares, Advogada (Segurança Digital / LGPD); Mayla Medeiros (Gestão da Emoção): Aprendizado e Resiliência); Herclória Aparecida Lima, Psicóloga (Psicologia Positiva no Desenvolvimento Profissional), e Dr. Leonardo Campos, Cientista e médico Ortomolecular Naturopata (Neurociência Básica no Desenvolvimento Profissional).
Carga Horária
A execução do Pro bem está prevista para acontecer em fevereiro próximo, com o início do ano letivo, na Facitec e nas três escolas parceiras (Colégio Estadual, Canafístula e José Gorutuba). O projeto terá um período de formação de quatro meses, com aulas semanais.
Para Luiz Cabrine, a expectativa em torno do projeto é altamente positiva, pois o Pro bem é uma iniciativa inovadora que se conecta diretamente com adolescentes e jovens de Janaúba, que almejam experimentar uma experiência nova na vida profissional e ocupar seu espaço no mercado de trabalho. Ele aproveita para agradecer ao time Pro bem, às instituições participantes, bem como outros apoiadores da proposta.
Responsabilidade social
Quando abre suas portas para o ‘Pro bem digital’, a Facitec reforça seu compromisso com a sociedade; a marca cumpre com seu propósitos, que é a sua contribuição para a transformação social da comunidade onde está inserida, através de sua atuação na entrega de educação superior e técnica, com resultado.
Jussara Dias, Gestora Organizacional da Facitec, enalteceu a iniciativa e colocou a instituição à disposição de todo o time Pro bem para a execução do projeto, que, em sua visão representa uma importante ferramenta de transformação social para adolescentes e jovens janaubenses.





