Compartilhe o Valor Comunica

Edit Template
Anúncio

A RELEVÂNCIA DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DA UFVJM, DO CAMPUS JANAÚBA

Por Alex Joaquim Choupina Andrade Silva

Professor do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia (IECT) 

Valor Comunica, Janaúba-MG.

O curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM, do Campus Janaúba, atende à demanda regional por profissionais especializados na área de mineração, proporcionando à população de suas regiões de abrangência o acesso a um ensino superior de qualidade e gratuito.

O engenheiro de minas pode atuar no ramo de tecnologia mineral, pesquisa mineral (busca e detalhamento de depósitos minerais), lavra (planejamento de mina e extração do minério), beneficiamento mineral (separação e concentração do mineral de interesse para adequá-lo às especificações de mercado), avaliação e recuperação ambiental, além de participação em programas governamentais, na área acadêmica em instituições de ensino, institutos de pesquisa, entre outras áreas.

A UFVJM e o curso de Engenharia de Minas disponibilizam diversos programas de bolsas, visando atender aos estudantes ingressantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, proporcionando recursos financeiros para sua permanência na Universidade.

O corpo docente do curso de Engenharia de Minas é composto por mais de 30 professores doutores, envolvidos em projetos de pesquisa abrangendo diversas áreas de mineração, engenharia e tecnologia. Os projetos de pesquisa conduzidos em Janaúba atuam em abrangência ampla, em nível regional, estadual, nacional e internacional, com parcerias de outras instituições de ensino, de pesquisa, além de contar com apoio de indústrias.

Os temas pesquisados são inovadores e buscam soluções para as demandas do mercado atual e futuro. Alguns projetos em andamento, bordam minerais raros (minérios portadores de Nióbio), minerais estratégicos (minérios contendo Lítio), sustentabilidade na mineração com o uso de agentes naturais em substituição aos químicos industrializados, reutilização de rejeitos de mineração, além de otimização e aprimoramento de operações e processos, aplicação de inteligência artificial na mineração, avaliação e caracterização de depósitos metálicos e não metálicos.

Os egressos do curso atuam de maneira multidisciplinar, são capazes de propor soluções para uma variedade de desafios no campo da engenharia. Além disso, os futuros profissionais desenvolvem habilidades para elaborar e implementar projetos, buscando a excelência em suas atividades.

Atualmente o mercado está muito aquecido e os Engenheiros de Minas da UFVM têm sido absorvidos por empresas nacionais e internacionais nas mais diversas áreas de atuação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio

Outras Notícias

Fique informado com o Valor Comunica

Anúncio
////// Ads

Receba notícias direto no seu email

Comunicação e informação que constrói valor para você.

Compartilhe o Valor Comunica

WhatsApp
Pinterest
Facebook
Telegram

2023 © Todos os direitos reservados.