Compartilhe o Valor Comunica

Edit Template
Anúncio

7ª SEMANA DA PSICOLOGIA DA FACITEC DEBATE TEMAS DE INTERESSE DOS ACADÊMICOS E SOCIEDADE

O evento foi realizado no final de agosto, entre os dia 21 e 27 em dois formatos: virtual e presencial.

Por Janine Morais, Psicóloga.

A 7ª Semana da Psicologia da FACITEC teve como tema principal “Psicologias e diversidade: desafios para uma sociedade de direitos” e contou com sete dias de atividades e com a presença de vários convidados, alunos e visitantes externos. Foram 59 inscritos ao todo, contando com a comissão organizadora e uma média de 40 participantes por dia. O evento aconteceu em dois formatos: virtual e presencial.

No primeiro dia, tivemos uma mesa redonda online sobre o tema do evento, com as falas da cientista social Letícia Imperatriz, do advogado Marcelo Brito e da psicóloga Isadora do Carmo. O debate foi sobre a importância dos estudantes de psicologia e psicólogos formados se preparem para lidar com todos os públicos, principalmente com o público LGBTQIAPN+; sobre a questão da empatia e das dificuldades do que é de fato se colocar no lugar do outro para enxergar através de suas vivências, e principalmente sobre ter essa visão sem qualquer tipo de julgamentos.

No segundo dia, contamos com a presença de Ted Nobre Evangelista, conselheiro do CRP-MG, abordando sobre a “violência política e ética: o papel do psicólogo”. O palestrante tratou de diversos assuntos, focando em como o psicólogo deve atuar frente à violência política e ética, considerando o exposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo. Além disso, relatou suas experiências na área, afirmou a importância do embasamento teórico, reforçou sobre sermos empáticos ao olhar para o outro, entendendo sua realidade e contexto.

No terceiro dia, contamos com uma roda de conversa, em que os convidados do projeto de extensão (IN)serto, da Unimontes, Vinícius Amarante e Ana Clara Leite, falaram sobre o tema “Saúde LGBTQIAPN+: direitos e desafios nas práticas de cuidado”. Foi um momento que promoveu grande interação e possibilitou que os palestrantes tirassem suas dúvidas sobre o tema.

No quarto dia, foram realizados dois minicursos, o primeiro sobre “Desigualdade de gênero, poder e dominação: perspectiva acerca da violência contra a mulher”, ministrado pela professora Isadora Cotrim, que tratou com detalhes acerca da violência contra a mulher em nossa sociedade. O segundo teve como tema “Racismo e implicações psíquicas: por uma psicologia antirracista”, ministrado pela psicóloga Sheila Gonçalves, que convidou os participantes a refletirem sobre a escassez de pessoas negras na Psicologia e como isso afeta na atuação como psicólogos.

No quinto dia de evento, as convidadas foram as egressas do curso de Psicologia da FACITEC, Daniella Brandão, Stefanny Gabriela e Karine Aguiar, que falaram sobre a diversidade e os desafios para a atuação na Serra Geral. Levaram suas experiências a respeito do processo que passaram após concluírem o ensino superior, falaram sobre a busca pelo emprego, como funciona a atuação delas atualmente e responderam também perguntas a respeito dos desafios que enfrentaram, neste início, como psicólogas.

No penúltimo dia do evento, foi realizado um webinar com o tema “Psicologia e experiência religiosa: aspectos éticos, epistemológicos e manejo clínico à luz abordagem fenomenológica”, com o professor doutor e psicólogo Achilles Gonçalves. Ele falou sobre os desafios da atuação frente ao respeito às religiões, enfatizando a importância dos psicólogos atuarem a partir do Código de Ética.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio

Outras Notícias

Fique informado com o Valor Comunica

Anúncio
////// Ads

Receba notícias direto no seu email

Comunicação e informação que constrói valor para você.

Compartilhe o Valor Comunica

WhatsApp
Pinterest
Facebook
Telegram

2023 © Todos os direitos reservados.