Valor Comunica

Compartilhe o Valor Comunica

Edit Template

Destaque

O desenvolvimento da relação entre pais e filhos

Por: Dr. Leonardo C. Campos*

É muito comum pensar que o relacionamento entre pais e filhos é uma via de mão única, isso porque durante muito tempo entendeu-se que os pais deveriam ser aqueles que tudo sabem, os únicos detentores do conhecimento e como tais caberiam a eles ditar o ritmo dessa relação. 

Os pais são nossa base norteadora e por serem os mais experientes dentro da relação, é natural que direcionem os filhos. No entanto, quando se subentende que devem estar preparados para cada situação, as coisas começam a degringolar.

Não há um curso que prepare alguém para ser pai ou mãe e os filhos não nascem com manual de instrução, então os pais, assim como todo mortal, muitas vezes “aprendem a trocar o pneu com o carro andando”. O primeiro passo para os pais é trabalhar a culpa.

Pais se sentem culpados o tempo todo, e é na ânsia de fazer o melhor sempre que os pais pecam e ultrapassam os limites da orientação e passam a superproteger os filhos, deixando de direciona-los para fazer por eles. Na intenção de proteger os filhos acabam ajudando-os a desenvolver alguns sintomas negativos, como por exemplo ansiedade.

Já existem estudos que comprovam que filhos de pais superprotetores desenvolvem sintomas de ansiedade, isso porque se sentem incapazes ou inseguros para lidar com as adversidades do cotidiano, uma vez que seus pais tomaram a frente dessas situações lá no passado. O lado bom da história é que os pais igualmente podem influenciar os filhos de maneira positiva, observando e mudando seus próprios comportamentos, uma vez que as crianças na maioria das vezes apenas repetem o comportamento e reproduzem os medos dos pais. 

O ideal é que os pais procurem ajuda profissional para lidar com os próprios medos, da mesma forma que as crianças e adolescentes passam por diversas fases e necessitam de ajuda para lidar com esses momentos, os pais também precisam de orientação para tal.

*Neurocientista e Médico Ortomolecular Naturopata pela Academia Europeia de Medicina Natural – Paris, França.

Foto Luiz Cabrine/Valor Comunica: Dr. Leonardo Campo, Neurocientista e médico Ortomolecular Naturopata.

2 Comentários

  • Conheço o trabalho do Dr. Leonardo Campos há mais de 5 anos. É um dos melhores profissionais de Minas Gerais na área de Medicina Ortomolecular e Psicanálise. Parabéns Dr. pela sua contribuição para a nossa região em prol da saúde benéfica e não invasiva.
    Carlos Alberto Fontinelle Montes Claros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio

Outras Notícias

/// Publicidade

( Anuncie Aqui! )

Fique informado com o Valor Comunica

Anúncio

Receba notícias direto no seu email

Comunicação e informação que constrói valor para você.

Compartilhe o Valor Comunica

WhatsApp
Pinterest
Facebook
Telegram

2023 © Todos os direitos reservados.