Prof. Dr. Leonardo Cristiane Campos*
Essa descoberta foi muito importante para a compreensão do impacto das emoções dos adultos nas crianças. Já percebeu que quando você não está bem, seus filhos se desestabilizam também? Há muitos anos cientistas e filósofos que tentam explicar a tendência que temos de copiar comportamentos. De maneira que, recentemente no final da década de 90, descobriram que ao simplesmente olhar o movimento do outro, o mesmo grupo de neurônios são ativados, sem necessariamente eu viver tal experiência.
Quando eu era criança, costumava brincar com um amigo em descobrir porque quando eu bocejava, ele bocejava; esse é um clássico exemplo dos neurôniosespelho funcionando. De maneira que é interessante notarmos que na maior parte o imitamos sem perceber! Neurônios Espelho na relação pais e filhos:
Você já se pegou fazendo algo igualzinho a sua mãe ou seu pai mesmo não gostando de tal comportamento? Pois isso é outra função importantíssima desses neurônios é sentir o que o outro sente!
Você já assistiu um filme e se emocionou como se aquela cena estivesse acontecendo com você? Ou já viu o time que você torce pontuar e celebrou como se você tivesse feito aquele ponto? Imagina o que acontece na convivência familiar, onde os comportamentos e dinâmicas tendem a se repetir durante anos e anos? Por isso, muitas vezes replicamos aquilo que recebemos sem parar para pensarmos, se faz sentido ou não.
Eu costumo dizer que a forma como educamos nossos filhos é uma reação ao que recebemos dos nossos pais. Continue com a gente! Falaremos sobre outros temas relacionados a consciência emocional o modelo da relação familiar entre pais e filhos!
*Dr. Em Antropologia Social e Neurocientista pela Universidade de Sevilha, Espanha.
