Por Luiz Cabrine, Valor Comunica, Janaúba-MG
O mercado PET no Brasil tem se destacado como um importante setor da economia nos últimos anos.
A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) afirma que a movimentação financeira do mercado pet no país ultrapassou os R$ 34 bilhões em 2020.
Segundo a Abinpet, o mercado pet brasileiro é o terceiro maior do mundo em faturamento, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da China.
Esse crescimento tem sido impulsionado pelo aumento da população de pets nas famílias brasileiras e pelo maior cuidado e investimento na saúde e bem-estar desses animais.
O setor pet também tem gerado muitos empregos no país. Estima-se que o mercado pet empregue cerca de 380 mil pessoas diretamente e 1,2 milhão indiretamente.
Além disso, a Abinpet destaca que o setor é um importante apoio à agricultura, já que os insumos para a produção de alimentos, produtos de higiene e medicamentos veterinários são em grande parte nacionais.
Outro destaque do mercado pet no Brasil é a sua diversidade.
O setor abrange desde a produção de alimentos, acessórios, brinquedos, roupinhas e produtos de higiene, até serviços de hospedagem, cuidados com a saúde, beleza e estética dos animais.
Diante da pandemia da Covid-19, o mercado pet também tem se mostrado bastante resiliente.
Com o aumento das pessoas em casa, houve maior atenção aos cuidados e à saúde dos pets, impulsionando as vendas de alimentos, acessórios e medicamentos.
Em resumo, o mercado pet tem se destacado como um importante setor da economia brasileira, gerando empregos, movimentando a economia e impulsionando setores como a agricultura. Com a crescente demanda por cuidados com os animais, a tendência é que o setor continue em franca expansão nos próximos anos.