Riacho dos Machados — Moradores da comunidade rural de Santa Rita, no município de Riacho dos Machados, denunciaram o estado precário da ponte e da unidade de saúde que atendem a localidade. As informações foram repassadas à reportagem pelo ex-vereador Jânio de Santa Rita, que tem atuado como porta-voz das reivindicações da comunidade.
Ponte em risco e mutirão dos moradores
Segundo os relatos, a ponte que liga Santa Rita a outras regiões do município e cidades vizinhas apresenta estruturas comprometidas e risco de desabamento. A situação preocupa motoristas, produtores rurais e estudantes que dependem da via diariamente.
Jânio relatou que moradores já se organizam para realizar um mutirão com o objetivo de promover reparos emergenciais na ponte, diante da demora de uma ação efetiva do poder público.
“Essa ponte é usada todos os dias por famílias, veículos, transporte escolar entre outros. “A comunidade está se mobilizando para não ficar isolada”, afirmou o ex-vereador em entrevista ao Portal Valor Comunica.
A ponte é considerada fundamental para o escoamento da produção agrícola e o transporte de alunos para a sede do município e cidades com as quais fazem divisa.
Descaso
O ex-vereador lamenta que o que está ocorrendo na comunidade representa um verdadeiro descaso com a população, especialmente, pacientes e os profissionais da saúde. “As portas das salas de atendimento médico e da enfermagem não existem há um ano e isso não foi solucionado ainda”, pontua.
Serviço sem qualidade
O líder da comunidade de Santa Rita, também informou que a ponte já passou por duas reformas, mas como o serviço não tem qualidade, o problema sempre reaparece, sendo necessário novas reformas, o que significa prejuízo para a população.
Unidade de saúde em condições precárias
Além da ponte, os moradores também denunciaram as condições da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade. Segundo o ex-vereador, o vaso sanitário só realiza descarga com o uso de balde, e as pias estão com torneiras danificadas, dificultando o atendimento e o uso do espaço pelos pacientes.
“A UBS está precisando de uma reforma completa urgente. A estrutura não condiz com o mínimo necessário para um atendimento digno à população”, destacou Jânio.
Secretaria Obras
A Prefeitura de Riacho dos Machados, por meio da Secretaria Municipal de Obras, foi procurada pela reportagem para comentar as denúncias.
O secretário Edvaldo Machado da Silva informou que a ponte e a unidade de saúde serão reformadas ainda este ano.
Ele também destacou que havia um acordo entre a secretaria e os moradores para a limpeza preventiva da ponte, mas o compromisso não foi cumprido pela comunidade.
Comunidade espera providências
Enquanto aguardam as reformas prometidas, os moradores de Santa Rita seguem convivendo com insegurança e dificuldades de acesso aos serviços básicos, cobrando ações urgentes e efetivas do poder público para garantir o direito de ir e vir e o atendimento digno na área da saúde.











