Por: Mayla Medeiros, Terapeuta Holística e Facilitadora de Yoga e Meditação (OM Centre.
Se você sente sua cabeça totalmente aérea, acredita que sua família e pessoas que convivem com você deveriam ajudá-lo(a) a melhorar sua vida, sendo menos exigentes. Sente que não adianta nem tentar fazer alguma coisa para melhorar seu relacionamento, trabalho ou para realizar um sonho, porque não vai dar certo mesmo? Sente que sua vida acabou e que não tem energia nem forças para continuar?
Caso você apresente algum destes sintomas ou conheça alguém que os apresente, saiba que é possível que esteja sofrendo com a depressão. Esses sintomas são considerados clássicos da doença. E se esse for o caso, tenho duas ótimas notícias para você: Primeiro, saiba que você não tem culpa de estar assim, definitivamente. É comum sentir culpa, mas é importante entender que nossos amores e nossa família nem sempre compreendem a origem da situação que estamos enfrentando, e muitas vezes nós mesmos não conseguimos identificá-la. Portanto, não se culpe. A segunda notícia é que você não está sozinho(a), como tem pensado. O Brasil foi o campeão na América Latina em casos de depressão no ano de 2019, com cerca de 12 milhões de brasileiros afetados, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Mundialmente, estima-se que existam cerca de 300 milhões de pessoas afetadas pela depressão.
A depressão não afeta apenas aspectos isolados da nossa vida, ela impacta o ser humano como um todo. Não se limita apenas à fala, relacionamentos ou trabalho. Portanto, se você está em busca de soluções, é necessário ampliar seus horizontes e explorar diferentes estratégias. A meditação, o yoga e até mesmo o Reiki são indicados como auxiliares complementares no tratamento, segundo a OMS.
A meditação, por exemplo, tem demonstrado eficácia na redução dos sintomas da depressão, promovendo relaxamento, clareza mental e bem-estar emocional. Já o yoga, por meio de posturas, técnicas respiratórias e meditação, auxilia no fortalecimento do corpo e da mente, além de proporcionar um maior equilíbrio emocional.
O Reiki, uma terapia com origem no Japão, baseada na energia vital, também tem sido utilizado como uma opção de tratamento complementar para a depressão. Por meio da imposição das mãos, busca-se promover a harmonização energética do indivíduo, aliviando sintomas emocionais e físicos.
É importante ressaltar que essas práticas complementares não substituem o tratamento médico ou psicoterapêutico, mas podem ser utilizadas como ferramentas complementares para uma abordagem mais holística e integrativa da depressão.
Portanto, se você está enfrentando a depressão ou conhece alguém que esteja, busque informações e suporte especializado. Lembre-se de que existem recursos disponíveis e que, juntos, podemos superar essa doença que afeta tantas vidas ao redor do mundo. Acredite, a esperança e a possibilidade de uma vida melhor estão ao seu alcance.